terça-feira, 4 de junho de 2013
História
Seu unificador foi Mindaugas. Seus sucessores conquistaram pequenas terras. Com a divisão da Polônia a maior parte da Lituânia passou a depender da Rússia. Após um curto período como República Independente, a Lituânia foi ocupada pelas forças soviéticas, convertendo-se a antiga URSS. Em 1991
conseguiu sua independência e as últimas tropas russas deixaram a Lituânia em 1993.
Bandeira da Lituânia
Desintegração na URSS
A Lituânia integrou a extinta URSS, no entanto, durante a década de 1980, os lituanos iniciaram um movimento separatista e a independência foi obtida em 1991, as tropas russas se retiraram completamente desse país em 31 de agosto de 1993. Com isso, a Lituânia foi o primeiro país a desvincular da União Soviética.
Lituânia e CEI
A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) consiste em um bloco econômico formado por ex-repúblicas da União Soviética, somente os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) nunca participaram dessa organização, pois sempre pretenderam reduzir os laços econômicos e políticos com a Rússia. A Lituânia, em 2004, passou a integrar a União Europeia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Cultura
Muito popular na história da literatura lituana é o poema "Metai". Destacam-se intelectuais como o poeta Maironis e Czeslaw Milosz, Prêmio Nobel em 1980. Tem trascendido as fronteiras nomes como Tomas Venclova, Antanas Skema, Chaim Soutine, o pintor, e Sarunas Sauka, e na música Konstantinas Ciurlionis.
Arte de Mikalojus |
Entretenimento
Gastronomia
Os peixes e entre eles o arenque, o salmão, etc., se consomem habitualmente, em Lituânia. Os mexilhões também são populares. Se distingue a sopa lituana, com batatas, aipo, toucinho e creme de leite. As batatas são um exitante acompanhamento, assim como, os champinhões. As sopas muito apreciadas. Os queijos e os produtos lácteos também se comem com frequência.
Erasmus |
Virtiniai |
Assinar:
Postagens (Atom)